Frete Grátis para todo o Brasil! Informe seu CEP aqui e confira!

Outubro Rosa

Se cuidar é um ato de amor

 

Câncer de mama: vamos falar sobre isso?

Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico.

A informação pode ajudar a salvar vidas. Por isso, nós da Plenitude Distribuidora queremos orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. Informe-se, tire suas dúvidas e decida o que é melhor para você.

 

Só as mulheres têm câncer de mama?

Não. Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

 

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
  • Alterações no bico do peito (mamilo).
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.


ATENÇÃO: Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado! Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual. Essas alterações precisam ser investigadas quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.

 

Como as mulheres podem perceber os sinais e sintomas da doença?

A maioria dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. 

 

Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde.

Para saber mais, leia a cartilha sobre o Câncer de Mama, desenvolvido pelo INCA — Instituto Nacional de Câncer em parceria com o Ministério da Saúde, 2022.