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Comentário Exegético Atos | Craig S. Keener
Introdução e CAPS. 1.1 a 2.47
O foco principal deste comentário é o que o texto significa para o seu primeiro público. As suas principais contribuições consistem em fornecer, muitas vezes, documentação adicional e, às vezes, elaboração adicional da estrutura social e histórica em que Atos foi primeiramente escrito, lido e ouvido. Muitas fontes que cito inevitavelmente se sobrepõem a discussões anteriores, porém (como os índices atestam) muito do material primário referenciado aqui não foi aplicado a Atos antes. Os leitores e expositores bíblicos e os estudiosos que os servem podem observar alguns temas literários básicos com ou sem ajudas detalhadas (embora por meio de avanços metodológicos e observações desbravadas por críticos literários). A maioria dos estudantes modernos não é tão familiarizada com os contextos das fontes antigas, o que nos ajuda a entender melhor como um público antigo teria ouvido o texto. Por isso, concentrei atenção especial nesta tarefa.
Ainda assim, por Atos ser um texto literário, é impossível expô-lo adequadamente sem atenção às questões literárias, além das relacionadas ao contexto social. Os próprios leitores antigos entendiam as regras implícitas do gênero, como usar toda a narrativa de uma obra histórica para dar significado às ideias dessa obra. Além disso, porque o gênero implícito de Atos é uma forma de monografia histórica antiga, a sua função literária no seu contexto greco-romano convida não apenas as questões mais diretas de aplicação "teológica", como também a discussões sobre questões de exatidão e verossimilhança históricas (pelos amplos padrões da historiografia antiga em oposição à moderna). Para os interesses atuais, tais questões incluem o exame de onde, na gama de monografias históricas, o Atos encontra-se para cumprir os propósitos para os quais a maioria dos historiadores compunha tais monografias. Portanto, ainda que envolva discussões contemporâneas do amplo contexto social que Lucas-Atos tratou pela primeira vez, tenho de abordar algumas discussões atuais de questões literárias e históricas.
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Ainda assim, por Atos ser um texto literário, é impossível expô-lo adequadamente sem atenção às questões literárias, além das relacionadas ao contexto social. Os próprios leitores antigos entendiam as regras implícitas do gênero, como usar toda a narrativa de uma obra histórica para dar significado às ideias dessa obra. Além disso, porque o gênero implícito de Atos é uma forma de monografia histórica antiga, a sua função literária no seu contexto greco-romano convida não apenas as questões mais diretas de aplicação "teológica", como também a discussões sobre questões de exatidão e verossimilhança históricas (pelos amplos padrões da historiografia antiga em oposição à moderna). Para os interesses atuais, tais questões incluem o exame de onde, na gama de monografias históricas, o Atos encontra-se para cumprir os propósitos para os quais a maioria dos historiadores compunha tais monografias. Portanto, ainda que envolva discussões contemporâneas do amplo contexto social que Lucas-Atos tratou pela primeira vez, tenho de abordar algumas discussões atuais de questões literárias e históricas.
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O foco principal deste comentário é o que o texto significa para o seu primeiro público. As suas principais contribuições consistem em fornecer, muitas vezes, documentação adicional e, às vezes, elaboração adicional da estrutura social e histórica em que Atos foi primeiramente escrito, lido e ouvido. Muitas fontes que cito inevitavelmente se sobrepõem a discussões anteriores, porém (como os índices atestam) muito do material primário referenciado aqui não foi aplicado a Atos antes. Os leitores e expositores bíblicos e os estudiosos que os servem podem observar alguns temas literários básicos com ou sem ajudas detalhadas (embora por meio de avanços metodológicos e observações desbravadas por críticos literários). A maioria dos estudantes modernos não é tão familiarizada com os contextos das fontes antigas, o que nos ajuda a entender melhor como um público antigo teria ouvido o texto. Por isso, concentrei atenção especial nesta tarefa.
Ainda assim, por Atos ser um texto literário, é impossível expô-lo adequadamente sem atenção às questões literárias, além das relacionadas ao contexto social. Os próprios leitores antigos entendiam as regras implícitas do gênero, como usar toda a narrativa de uma obra histórica para dar significado às ideias dessa obra. Além disso, porque o gênero implícito de Atos é uma forma de monografia histórica antiga, a sua função literária no seu contexto greco-romano convida não apenas as questões mais diretas de aplicação "teológica", como também a discussões sobre questões de exatidão e verossimilhança históricas (pelos amplos padrões da historiografia antiga em oposição à moderna). Para os interesses atuais, tais questões incluem o exame de onde, na gama de monografias históricas, o Atos encontra-se para cumprir os propósitos para os quais a maioria dos historiadores compunha tais monografias. Portanto, ainda que envolva discussões contemporâneas do amplo contexto social que Lucas-Atos tratou pela primeira vez, tenho de abordar algumas discussões atuais de questões literárias e históricas.
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Título: | Comentário Exegético Atos |
Subtítulo: | Introdução e CAPS. 1.1 a 2.47 |
Autor(es): | Craig S. Keener |
Ano de Edição: | 2022 |
Capa: | Dura |
Acabamento: | Laminação Fosca |
Miolo: | Papel OffSet |
Páginas: | 1226 |
Dimensões: | Altura: 24,5 cm Largura: 17,5 cm Profundidade: 5 cm |
Peso: | 1,550 kg |
ISBN: | 7908234013113 |
Editora: | CPAD |