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Anticristo na Bíblia e na História | Ricardo Quadros Gouveia
Ao escrever " O Anticristo Na Bíblia e Na História" sua pesquisa abrange um leque vastíssimo. Ele transita entre culturas diversificadas como a persa, a babilônica, a grega e a romana. Gouvêa também sabe que uma obra que se propõe abordar um tema tão controverso, precisa dialogar com teólogos e historiadores precisos. Observa-se que ele leu, estudou e pesquisou com determinação ímpar. Sua bibliografia impressiona. Por isto, creio que esta obra se tornará uma das principais referências teológicas para os que pretendem aprofundar-se no tema do Anticristo e da Escatologia. Um inimigo desencarnado, imaterial, pode ser temido, mas pouco odiado. Os milenarismos, que marcaram tanto o judaísmo como o cristianismo, identificam inimigos históricos e a inauguração do reino de Deus só seria possível com a derrocada final deles. Assim, Nabucodonosor, Antíoco, Pompeu, Nero e outros participaram do infame elenco dos anti-Deus. Sobre eles, os exércitos celestiais marchariam para a inauguração de um novo mundo divino. Sob opressão de algum tirano ou império, não era difícil identificar o inimigo e transformá-lo na figura simbólica do mal a ser vencido pelos exércitos do Todo Poderoso. Contudo, a obsessão de identificar o último " inimigo" a ser vencido, isto é, o Anticristo, levou a ações profundamente perversas e a uma verdadeira caça as bruxas. Na Reforma, Lutero acusava o Papa de ser o cabeça de um sistema anti-reino e o Papa afirmava que uma rebelião como a de Lutero, só podia vir do próprio Diabo, portanto, ele sim, era o Anticristo. Gouvêa acertou no alvo, ao fornecer uma lista de doze características básicas que ajudam a perceber como " a igreja do anticristo está imiscuída com a igreja do Cristo, presente dentro das instituições eclesiásticas e que se confunde com a própria tendência institucionalizante" Vale conferir.
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Ao escrever " O Anticristo Na Bíblia e Na História" sua pesquisa abrange um leque vastíssimo. Ele transita entre culturas diversificadas como a persa, a babilônica, a grega e a romana. Gouvêa também sabe que uma obra que se propõe abordar um tema tão controverso, precisa dialogar com teólogos e historiadores precisos. Observa-se que ele leu, estudou e pesquisou com determinação ímpar. Sua bibliografia impressiona. Por isto, creio que esta obra se tornará uma das principais referências teológicas para os que pretendem aprofundar-se no tema do Anticristo e da Escatologia. Um inimigo desencarnado, imaterial, pode ser temido, mas pouco odiado. Os milenarismos, que marcaram tanto o judaísmo como o cristianismo, identificam inimigos históricos e a inauguração do reino de Deus só seria possível com a derrocada final deles. Assim, Nabucodonosor, Antíoco, Pompeu, Nero e outros participaram do infame elenco dos anti-Deus. Sobre eles, os exércitos celestiais marchariam para a inauguração de um novo mundo divino. Sob opressão de algum tirano ou império, não era difícil identificar o inimigo e transformá-lo na figura simbólica do mal a ser vencido pelos exércitos do Todo Poderoso. Contudo, a obsessão de identificar o último " inimigo" a ser vencido, isto é, o Anticristo, levou a ações profundamente perversas e a uma verdadeira caça as bruxas. Na Reforma, Lutero acusava o Papa de ser o cabeça de um sistema anti-reino e o Papa afirmava que uma rebelião como a de Lutero, só podia vir do próprio Diabo, portanto, ele sim, era o Anticristo. Gouvêa acertou no alvo, ao fornecer uma lista de doze características básicas que ajudam a perceber como " a igreja do anticristo está imiscuída com a igreja do Cristo, presente dentro das instituições eclesiásticas e que se confunde com a própria tendência institucionalizante" Vale conferir.Título: | Anticristo na Bíblia e na História |
Autor: | Ricardo Quadros Gouveia |
Páginas: | 464 |
Formato: | 21 x 14 x 1 cm |
Peso: | 0.540 Kg |
Acabamento: | Brochura |
ISBN: | 9788563607300 |
Editora: | Fonte Editorial |